CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE O ENEM
Como se preparar para o Enem 2012: Nesse artigo falaremos sobre o crescimento do ENEM, fornecendo detalhes importantes sobre como se preparar suas provas. Nos últimos anos o Enem assumiu grande importância frente aos programas do Ministério da Educação (MEC). Após a reformulação do Enem em 2009 o Exame passou a ser pré-requisito de uma série de programas do Governo Federal para a educação.
Neste ano, o Enem 2012 também será a porta de acesso para muitas oportunidades no ensino superior. Tudo isso faz com que os candidatos fiquem mais apreensivos na medida em que se aproximam os dias de realização das provas. Muitos ficam sem saber como se preparar para o ENEM 2012.
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998, mas o seu papel era diferente daquele que exerce nos dias de hoje. Antes ele apenas avaliava o nível de desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e estabelecia índices de qualidade para a educação, buscando o aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino. Hoje o ENEM 2012 está consolidado como o meio que substituiu os vestibulares tradicionais, se tornando o caminho mais curto para a universidade.
Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), também necessitam da nota do ENEM 2012.
Com tantos benefícios oferecidos e sendo o único meio de acesso a eles, o ENEM está exigindo um preparo ainda maior da pessoa que busca algo mais para seu futuro. Os estudantes que pretendem realizar as provas deste ano devem ter uma dúvida em comum: Como se Preparar para o ENEM 2012?
Além de estudar todas as matérias, o candidato deve desenvolver a prática da leitura e interpretação de texto, pois a maioria das questões exige isso. Leitura de jornais, revistas, portais da Internet e acompanhamento dos telejornais também são muito importantes. O candidato deve estar bem atento às notícias e acontecimentos do ano, principalmente aqueles de relevante importância social, que sempre aparecem contextualizados em questões do Enem. Ficar ligado aos fatos atuais e por dentro de assuntos de ética, cidadania, e democracia, é uma excelente base para a redação do Enem 2012.
Estudar desde já para o Enem 2012 é muito importante. Comece a se preparar logo!
Enem 2012: O MEC – Ministério da Educação (MEC) já está trabalhando em parceria com o INEP nos preparativos do edital e início das inscrições do Enem 2012, conforme anunciado na terça-feira pelo novo Ministro da Educação, Aluizio Mercadante.
O Edital do Enem 2012, que tem sua elaboração feita sob a responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem divulgação prevista para o mês de abril/2012. O Edital do Enem 2012 é a peça jurídica que, a partir da Portaria 807/2010 do MEC, dispõe sobre todas as diretrizes, prazos, procedimentos e normas do Enem.
É com base no Edital do Enem, por exemplo, que se definirá se os estudantes terão ou não acesso ao espelho da redação do Enem 2012 corrigida, conforme termo de compromisso assinado entre o INEP e o Ministério Público Federal ano passado.
Caberá ainda ao Edital fixar os prazos para as inscrições do Enem 2012. Como o número de aplicações da prova será o mesmo que a edição anterior ao Enem 2012, a data de início do período de inscrições está prevista para início no mês de maio/2012, prosseguindo até meados do mês de junho/2012. Este prazo garante ao INEP a margem mínima de 120 dias para a completa organização desta edição do Enem.
Para se inscrever no Enem 2012 serão utilizadas as mesmas regras estabelecidas pelo Edital e pela Portaria 807/2012, quais sejam: isenção de pagamento de taxa de inscrição para os concluintes do Ensino Médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino, ou aqueles que se declararem membros de família de baixa renda ou vulnerabilidade econômica, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
No momento da inscrição, o participante deverá ter em mãos RG e CPF, devendo informar ainda se precisará de atendimento especial para realização da prova, bem como se pretende utilizar a nota do Enem 2012 para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.
As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. A partir de hoje os futuros participantes tem um prazo de 7 meses para se preparar. Com base na nota do Enem o estudante poderá ter acesso a vaga em uma instituição de ensino superior federal, institutos de ensino tecnológico, financiamento estudantil e bolsas de estudos integrais ou parciais do Prouni, além ainda de certificação de conclusão do ensino médio.
Para maiores informações, dicas e últimas notícias sobre as inscrições do Enem 2012, acompanhe o SitedoEnem.org adicionando-o aos seus favoritos e curtindo nossa página no Facebook. Divulgue também para os seus amigos que também vão prestar o Enem 2012.
Inscrição Enem 2012: O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2012) mexe com o coração de milhões de estudantes do Brasil. Não é por menos, pois o exame tem uma importância enorme no que diz respeito ao futuro dos estudos do aluno. Será através das inscrições do Enem 2012 que os estudantes concorrerão às vagas em instituições federais através do SiSU, e às bolsas oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI).
Após ganhar um novo formato, o ENEM passou a ter uma importância ainda maior. Essa pode ser uma das explicações para tantas confusões ocorridas nos últimos anos, como o roubo das provas da edição de 2009, erro nos gabaritos em 2010, e vazamento de questões do ENEM 2011. Mas todos nós sabemos que falta preparo e estrutura aos órgãos envolvidos em suas realizações são as melhores justificativas para tais absurdos.
O INEP divulgou uma nota afirmando que ocorreriam duas provas do ENEM 2012, uma em abril e outra em outubro, com duas etapas de inscrições respectivas. No entanto, o Ministério da Educação – (MEC) no início deste ano cancelou esta expectativa. Somente a realização da prova do segundo semestre foi mantida, oficialmente definida para realizar-se nos dias 03 e 04 de novembro.
Desta forma, a previsão é de que a data das inscrições do Enem 2012 tenha início nos meses de maio ou junho de 2012, realizadas exclusivamente pela Internet a partir do site do INEP – http://enem.inep.gov.br/. Estimativas demonstram que o número de estudantes inscritos para o Enem 2012 deve superar os mais de seis milhões de participantes da edição anterior do exame.
A taxa de inscrição para participar do ENEM será de R$ 35,00, o valor não deve ser alterado para este ano. Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são isentos do pagamento. Estudantes carentes concluintes do ensino médio em escolas privadas, e egressos que já concluíram seus estudos, podem preencher uma declaração de carência disponível no sistema de inscrição, para tentarem a isenção da taxa.
Os documentos necessários para inscrição do ENEM 2012 incluem RG e CPF, portanto, se você ainda não possui, ainda há tempo de providenciar. Informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço e CEP, também são necessárias.
O calendário do ENEM 2012 deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2012. Comece já a se preparar e reservando um tempo a mais para seus estudos. Amadureça a ideia de qual curso pretende fazer e analise as instituições que oferecem o suporte necessário para você realizar seu grande sonho.
Aqueles que concluírem seus estudos somente no ano que vem serão os primeiros a terem oportunidade de realizar o ENEM em duas edições. Quem deu essa garantia foi a Presidente Dilma Rousseff. Mais informações das duas edições do ENEM 2013 estão aqui.
Aquele que não foi chamado na primeira, agora pode ter acesso à segunda chamada do SISU 2012. A lista dos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) já foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC).
Para acessar o Boletim de Acompanhamento do SISU 2012 (http://sisualuno.mec.gov.br/) utilize o número de inscrição e a senha que você utilizou no ENEM 2011. Caso tenha perdido ou esquecido, não se desespere, pois o sistema já previa casos como estes, disponibilizando um link onde é possível recuperar a senha do ENEM (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/).
Constam na segunda chamada do SiSU 2012, nomes que não foram aprovados para os cursos em que se inscreveram além dos que foram convocados na primeira chamada, mas para a segunda opção de escolha. Não concorrem às vagas da segunda chamada aqueles que passaram na primeira opção, mas não efetuaram sua matrícula. Caso você não consiga ter acesso ao resultado, ligue gratuitamente na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161 ou procure qualquer instituição participante. Veja se seu nome figura na lista.
Para se matricular, o aluno precisa levar até a instituição de ensino os documentos relacionados que constam no Boletim de Acompanhamento, ou entrar em contato com a própria instituição e pedir a relação de documentos necessários para a matrícula no SISU 2012 que, nesta chamada, deve ser realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. O candidato que foi convocado na primeira chamada, mas para o segundo curso escolhido, e que já tenha efetuado sua matrícula, deve apenas mandar um e-mail e se cadastrar na pré-matrícula, pois seus documentos já foram apresentados.
Quem ainda não foi aprovado, pode manifestar interesse em participar da lista de espera, a partir de hoje (26/01) até o dia 01 de fevereiro. O aluno deve acessar o seu Boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação do desejo de fazer parte da lista.
Segundo o Ministério da Educação, 108 mil candidatos foram selecionados do processo de seleção na primeira edição de 2012. Destes, apenas 46 mil efetivaram a matrícula durante o prazo da primeira chamada. Em junho e julho deste ano acontecerá a segunda edição do SISU 2012, baseada nas notas do ENEM 2011, visto que a edição do ENEM 2012 de abril foi cancelada pelo MEC.
COMO SE PREPARAR PARA O ENEM 2012
Neste ano, o Enem 2012 também será a porta de acesso para muitas oportunidades no ensino superior. Tudo isso faz com que os candidatos fiquem mais apreensivos na medida em que se aproximam os dias de realização das provas. Muitos ficam sem saber como se preparar para o ENEM 2012.
O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado no ano de 1998, mas o seu papel era diferente daquele que exerce nos dias de hoje. Antes ele apenas avaliava o nível de desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio e estabelecia índices de qualidade para a educação, buscando o aperfeiçoamento da estrutura curricular do ensino. Hoje o ENEM 2012 está consolidado como o meio que substituiu os vestibulares tradicionais, se tornando o caminho mais curto para a universidade.

Os programas sociais da área de Educação do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES), exigem que os candidatos tenham feito o Exame. Certificado de Conclusão do Ensino Médio e participação no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU), também necessitam da nota do ENEM 2012.
Com tantos benefícios oferecidos e sendo o único meio de acesso a eles, o ENEM está exigindo um preparo ainda maior da pessoa que busca algo mais para seu futuro. Os estudantes que pretendem realizar as provas deste ano devem ter uma dúvida em comum: Como se Preparar para o ENEM 2012?
Inscrições Enem 2012
O primeiro passo é se inscrever no Enem 2012. O período de Inscrições do Enem este ano ocorrerão em meados de maio e início de junho de 2012 no site http://enem.inep.gov.br/. É necessário que o estudante possua CPF e RG no ato da inscrição. Estudantes concluintes do ensino médio em 2012 tem direito a isenção do pagamento de taxa de inscrição. Também são isentos todas as pessoas que se declararem em situação de carência sócio-econômica. Para os demais casos, a taxa de inscrição do Enem tem valor de R$ 35,00.Assuntos do Enem 2012
As matérias que caem no ENEM são: Biologia, Física, Química, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). Elas são divididas em quatro blocos: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Além disso, no último dia é aplicada uma redação com tema secreto. Sabendo sobre essa estrutura do Exame, não haverá nenhuma surpresa para os dias das provas.Além de estudar todas as matérias, o candidato deve desenvolver a prática da leitura e interpretação de texto, pois a maioria das questões exige isso. Leitura de jornais, revistas, portais da Internet e acompanhamento dos telejornais também são muito importantes. O candidato deve estar bem atento às notícias e acontecimentos do ano, principalmente aqueles de relevante importância social, que sempre aparecem contextualizados em questões do Enem. Ficar ligado aos fatos atuais e por dentro de assuntos de ética, cidadania, e democracia, é uma excelente base para a redação do Enem 2012.
Estudar desde já para o Enem 2012 é muito importante. Comece a se preparar logo!
ENEM 2012 INSCRIÇÕES E EDITAL
O Edital do Enem 2012, que tem sua elaboração feita sob a responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) tem divulgação prevista para o mês de abril/2012. O Edital do Enem 2012 é a peça jurídica que, a partir da Portaria 807/2010 do MEC, dispõe sobre todas as diretrizes, prazos, procedimentos e normas do Enem.

É com base no Edital do Enem, por exemplo, que se definirá se os estudantes terão ou não acesso ao espelho da redação do Enem 2012 corrigida, conforme termo de compromisso assinado entre o INEP e o Ministério Público Federal ano passado.
Caberá ainda ao Edital fixar os prazos para as inscrições do Enem 2012. Como o número de aplicações da prova será o mesmo que a edição anterior ao Enem 2012, a data de início do período de inscrições está prevista para início no mês de maio/2012, prosseguindo até meados do mês de junho/2012. Este prazo garante ao INEP a margem mínima de 120 dias para a completa organização desta edição do Enem.
Para se inscrever no Enem 2012 serão utilizadas as mesmas regras estabelecidas pelo Edital e pela Portaria 807/2012, quais sejam: isenção de pagamento de taxa de inscrição para os concluintes do Ensino Médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas de ensino, ou aqueles que se declararem membros de família de baixa renda ou vulnerabilidade econômica, nos termos do Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007.
No momento da inscrição, o participante deverá ter em mãos RG e CPF, devendo informar ainda se precisará de atendimento especial para realização da prova, bem como se pretende utilizar a nota do Enem 2012 para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.
As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. A partir de hoje os futuros participantes tem um prazo de 7 meses para se preparar. Com base na nota do Enem o estudante poderá ter acesso a vaga em uma instituição de ensino superior federal, institutos de ensino tecnológico, financiamento estudantil e bolsas de estudos integrais ou parciais do Prouni, além ainda de certificação de conclusão do ensino médio.
Para maiores informações, dicas e últimas notícias sobre as inscrições do Enem 2012, acompanhe o SitedoEnem.org adicionando-o aos seus favoritos e curtindo nossa página no Facebook. Divulgue também para os seus amigos que também vão prestar o Enem 2012.
ENEM 2012 INSCRIÇÃO
Após ganhar um novo formato, o ENEM passou a ter uma importância ainda maior. Essa pode ser uma das explicações para tantas confusões ocorridas nos últimos anos, como o roubo das provas da edição de 2009, erro nos gabaritos em 2010, e vazamento de questões do ENEM 2011. Mas todos nós sabemos que falta preparo e estrutura aos órgãos envolvidos em suas realizações são as melhores justificativas para tais absurdos.
Inscrições Enem 2012
No Enem 2012 novamente caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao MEC, a responsabilidade pela organização de todo processo do Exame Nacional do Ensino Médio.
O INEP divulgou uma nota afirmando que ocorreriam duas provas do ENEM 2012, uma em abril e outra em outubro, com duas etapas de inscrições respectivas. No entanto, o Ministério da Educação – (MEC) no início deste ano cancelou esta expectativa. Somente a realização da prova do segundo semestre foi mantida, oficialmente definida para realizar-se nos dias 03 e 04 de novembro.
Desta forma, a previsão é de que a data das inscrições do Enem 2012 tenha início nos meses de maio ou junho de 2012, realizadas exclusivamente pela Internet a partir do site do INEP – http://enem.inep.gov.br/. Estimativas demonstram que o número de estudantes inscritos para o Enem 2012 deve superar os mais de seis milhões de participantes da edição anterior do exame.
A taxa de inscrição para participar do ENEM será de R$ 35,00, o valor não deve ser alterado para este ano. Alunos que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas são isentos do pagamento. Estudantes carentes concluintes do ensino médio em escolas privadas, e egressos que já concluíram seus estudos, podem preencher uma declaração de carência disponível no sistema de inscrição, para tentarem a isenção da taxa.
Os documentos necessários para inscrição do ENEM 2012 incluem RG e CPF, portanto, se você ainda não possui, ainda há tempo de providenciar. Informações como nome completo do candidato, data de nascimento, endereço e CEP, também são necessárias.
O calendário do ENEM 2012 deverá ser divulgado ainda no primeiro semestre de 2012. Comece já a se preparar e reservando um tempo a mais para seus estudos. Amadureça a ideia de qual curso pretende fazer e analise as instituições que oferecem o suporte necessário para você realizar seu grande sonho.
Aqueles que concluírem seus estudos somente no ano que vem serão os primeiros a terem oportunidade de realizar o ENEM em duas edições. Quem deu essa garantia foi a Presidente Dilma Rousseff. Mais informações das duas edições do ENEM 2013 estão aqui.
SISU 2012 APROVADOS SEGUNDA CHAMADA
Para acessar o Boletim de Acompanhamento do SISU 2012 (http://sisualuno.mec.gov.br/) utilize o número de inscrição e a senha que você utilizou no ENEM 2011. Caso tenha perdido ou esquecido, não se desespere, pois o sistema já previa casos como estes, disponibilizando um link onde é possível recuperar a senha do ENEM (http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/).

Constam na segunda chamada do SiSU 2012, nomes que não foram aprovados para os cursos em que se inscreveram além dos que foram convocados na primeira chamada, mas para a segunda opção de escolha. Não concorrem às vagas da segunda chamada aqueles que passaram na primeira opção, mas não efetuaram sua matrícula. Caso você não consiga ter acesso ao resultado, ligue gratuitamente na Central de Atendimento do MEC, no número 0800-616161 ou procure qualquer instituição participante. Veja se seu nome figura na lista.
Para se matricular, o aluno precisa levar até a instituição de ensino os documentos relacionados que constam no Boletim de Acompanhamento, ou entrar em contato com a própria instituição e pedir a relação de documentos necessários para a matrícula no SISU 2012 que, nesta chamada, deve ser realizada nos dias 30 e 31 de janeiro. O candidato que foi convocado na primeira chamada, mas para o segundo curso escolhido, e que já tenha efetuado sua matrícula, deve apenas mandar um e-mail e se cadastrar na pré-matrícula, pois seus documentos já foram apresentados.
Quem ainda não foi aprovado, pode manifestar interesse em participar da lista de espera, a partir de hoje (26/01) até o dia 01 de fevereiro. O aluno deve acessar o seu Boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação do desejo de fazer parte da lista.
Segundo o Ministério da Educação, 108 mil candidatos foram selecionados do processo de seleção na primeira edição de 2012. Destes, apenas 46 mil efetivaram a matrícula durante o prazo da primeira chamada. Em junho e julho deste ano acontecerá a segunda edição do SISU 2012, baseada nas notas do ENEM 2011, visto que a edição do ENEM 2012 de abril foi cancelada pelo MEC.
Um comentário:
Ficarei aguardando as inscrisões 2012.
Postar um comentário